Deputada propõe audiência sobre política de prevenção do câncer
O que houve?
A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) apresentou o Requerimento n° 93/19, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), solicitando a realização de audiência pública para debater "A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
De acordo com a deputada, “quanto mais cedo for realizado o diagnóstico do câncer, melhor será o prognóstico em relação à cura e até mesmo à sobrevida do paciente, bem como será mais custo/efetivo o tratamento”.
A parlamentar informou que o objetivo da audiência pública é debater, avaliar, monitorar e contribuir com o que for necessário para garantir o tratamento de forma eficiente e eficaz, sempre buscando a diminuição do tempo de espera e a redução da mortalidade por câncer no Brasil.
“Por se tratar de um tema de interesse público e de grande relevância social, e no intuito de buscar a efetivação dos direitos constitucionais, esta audiência proporcionará um diálogo com os diversos atores do Sistema Único de Saúde e da sociedade na busca da solução dos problemas que afligem os pacientes do SUS”, argumentou a deputada.
A deputada sugeriu os seguintes convidados:
- Representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.
- Representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS.
- Representante do Tribunal de Contas (TCU).
- Representante do Instituto Nacional de Câncer – INCA.
E agora?
A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (16), o Requerimento n° 93/19, de autoria da Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), para debater a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. A data para a realização da audiência pública será definida posteriormente.