Deputado propõe Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer
O que houve?
O deputado Weliton Prado (PROS-MG) apresentou o requerimento n° 14/19, que solicita a instituição de Comissão Especial para estudar e traçar o diagnóstico do aumento do número de câncer no Brasil, o acesso aos exames e tratamento, o cumprimento da legislação e elaboração de projetos de lei voltados ao combate da doença.
De acordo com o autor, o câncer é uma doença devastadora e está presente cada vez mais nas famílias. “O aumento dos casos tem assustado a população”, explica. Em sua justificativa, o deputado mostra como o aumento do câncer no Brasil e na América Latina preocupa. “A cada dois minutos, cinco pessoas são diagnosticadas com câncer na América Latina, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter uma ideia, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no país”.
“Apesar de todos nossos esforços em garantir vacinas no Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), prazos garantidos em lei para início dos tratamentos e a realização de exames preventivos, a falta de acesso da população aos serviços é um dos fatores que mais aumentam o risco da doença e de morte”, complementa.
Ante o quadro alarmante, julga-se necessária a criação de uma Comissão Especial examinar o diagnóstico do aumento do número de câncer no Brasil.
E agora?
O requerimento aguarda leitura do presidente da Câmara dos Deputados.