Deputado sugere redução de idade para exame de mamografia
O que houve?
O deputado Vinicius Farah (MDB-RJ) apresentou a Indicação n° 1.374/19, sugerindo ao Ministro da Saúde a revisão da idade de 40 para 35 anos para autorização do exame clínico de mamografia na rede pública hospitalar.
De acordo com o deputado, a recomendação oficial do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que o exame clínico de mamografia seja feito anualmente a partir dos 40 anos, deixando de contemplar a população mais jovem. O deputado argumenta que o número de casos de câncer em jovens com idade entre 35 e 40 anos tem se mostrado alarmante.
Por isso, o deputado propõe ao Ministério da Saúde que a mamografia seja realizada por mulheres após os 35 anos. “O benefício de submeter a mamografias a partir desta idade é bastante salutar, uma vez que, essas mulheres têm buscado esse tipo de exame com muita frequência pela realidade atual da saúde brasileira”, finalizou.
E agora?
A indicação é uma sugestão feita pelo parlamentar ao Poder Executivo. Após a leitura do presidente da Câmara dos Deputados, a indicação será encaminhada ao Ministério da Saúde.