Designado relator do projeto que garante vacina HPV
O que houve?
O deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) foi designado relator do Projeto de Lei n° 6820/10, que altera a Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975, para garantir o oferecimento de vacinação antipapilomavírus humano (HPV) à população.
Em sua justificativa, a autora do projeto, ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC), informa que "o objetivo da proposição é garantir a distribuição gratuita da vacina quadrivalente anti-HPV, pelo Sistema Único de Saúde, a todos os brasileiros e brasileiras que dela necessitarem, e contribuir decisivamente para a redução expressiva da incidência de verrugas genitais e câncer de colo uterino no País".
Destaca que "o HPV também acomete os homens, causando diversas lesões genitais, inclusive cânceres, porém com freqüência bem inferior à das mulheres. Trata-se, portanto, de um grave problema de saúde pública, que é acentuado pelo fato de a população brasileira ter dificuldades de acesso aos serviços de saúde que poderiam prover tratamento precoce das lesões prémalignas, evitando-se o desfecho fatal da doença".
E agora ?
O relator, deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), analisará a matéria para emitir parecer sob o projeto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Após análise da CFT, a matéria será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em decisão terminativa, ou seja, dispensa a apreciação do plenário.