Detecção Precoce da Leucemia em Crianças
Atualmente, não existem exames de sangue indicados ou qualquer outro exame de rastreamento que possa ser realizado por uma criança para diagnosticar uma leucemia precocemente. A leucemia infantil é frequentemente diagnosticada quando uma criança apresenta sinais e sintomas que levam a consultar um médico. A melhor maneira de diagnosticar leucemias precocemente é estar atento a esses possíveis sinais e sintomas que a criança possa manifestar da doença.
Para as crianças que se sabe terem um maior risco para a leucemia (devido, por exemplo, a síndrome de Li-Fraumeni ou síndrome de Down), a maioria dos médicos solicita a realização de exames regulares. O mesmo cuidado é seguido para as crianças que foram tratadas com quimioterapia e/ou radioterapia para outros tipos de cânceres, e também para aquelas que fizeram transplantes de órgãos ou estão em tratamento com medicamentos para supressão do sistema imunológico. O risco de leucemia nessas crianças, embora seja maior do que na população geral, ainda é pequeno. Por isso o acompanhamento médico de perto é muito importante.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de Sobrevida da Leucemia em Crianças
- Fatores Prognósticos da Leucemia em Crianças
- Subtipos da Leucemia em Crianças
- Exames de Imagem para Diagnóstico da Leucemia em Crianças
- Exames para Diagnosticar Leucemia em Crianças
- Exames de Laboratório para Diagnóstico e Classificação da Leucemia em Crianças
- Sinais e Sintomas da Leucemia em Crianças