Diagnóstico precoce da leucemia mieloide aguda (LMA)
Para muitos tipos de câncer diagnosticar a doença precocemente torna mais fácil o tratamento. Por essa razão, recomendam-se exames de rastreamento para a detecção precoce de determinados tipos de câncer em pessoas assintomáticas.
Mas, no momento, não existem exames específicos para o diagnóstico precoce da leucemia mieloide aguda. A melhor maneira de diagnosticar a leucemia precocemente é relatar, imediatamente, quaisquer possíveis sinais e sintomas ao médico.
Pessoas com risco aumentado de leucemia mieloide aguda
Algumas pessoas têm um risco aumentado de leucemia mieloide aguda, devido a determinadas doenças sanguíneas, como síndrome mielodisplásica ou doenças hereditárias, como a síndrome de Down ou, ainda porque foram tratados com determinados medicamentos quimioterápicos ou com radioterapia. Recomenda-se que essas pessoas façam acompanhamentos médicos e exames regulares. Essas pessoas não costumam desenvolver leucemia, mas elas e seus médicos devem estar familiarizados com os possíveis sintomas da leucemia mieloide aguda.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.