Diagnóstico precoce do câncer de bexiga
Algumas vezes é possível diagnosticar o câncer de bexiga precocemente. A detecção precoce da doença aumenta as chances de um tratamento bem sucedido.
Rastreamento
O rastreamento é o processo de busca pelo câncer ou lesões e tumores pré-cancerígenos em pessoas assintomáticas. O rastreamento regular pode, muitas vezes, diagnosticar o câncer de bexiga de forma precoce, quando é mais provável que seja curado, pois, em estágio inicial, ainda não se disseminou e é mais fácil de ser tratado.
Alguns médicos recomendam o rastreamento do câncer de bexiga para as pessoas do grupo de alto risco, como:
- Pessoas que foram previamente diagnosticadas com câncer de bexiga.
- Pessoas que apresentaram determinados defeitos congênitos na bexiga.
- Pessoas ocupacionalmente expostas a determinados produtos químicos.
Exames para detecção precoce
Os exames de rastreamento de câncer de bexiga investigam diferentes substâncias ou células cancerígenas na urina.
- Exame de urina. Uma maneira de investigar a doença é determinar a presença (ou não) de sangue na urina, o que se denomina hematúria. Isso pode ser feito durante um exame de urina de rotina, para verificar a presença de sangue e outras substâncias na urina. O sangue na urina é geralmente causado por doenças como infecções, mas também pode ser o primeiro sinal do câncer de bexiga. Apesar desse exame diagnosticar alguns cânceres de bexiga precocemente, não é o mais adequado para o rastreamento.
- Citologia da urina. Nesse exame, a urina é analisada sob um microscópio para determinar a presença (ou não) de células cancerígenas. Esse exame permite o diagnóstico de alguns tipos de câncer, mas não é confiável o suficiente para o rastreamento da doença.
- Marcadores tumorais. Vários exames mais recentes buscam substâncias na urina que possam indicar a presença de câncer de bexiga, como UroVysion, antígeno BTA, immunocyt e NMP22.
Possíveis sintomas do câncer de bexiga
Embora o rastreamento não seja indicado para pessoas com risco médio, o câncer de bexiga pode ser diagnosticado precocemente pela presença de sangue na urina ou outros sintomas urinários.
Muitos destes sintomas são causados por outras patologias, mas, diante da presença deles, é importante procurar um médico o mais rápido possível para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciar o tratamento. Se os sintomas forem indícios de um câncer de bexiga, a detecção precoce aumenta as chances de um tratamento bem sucedido.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.