Detecção precoce do câncer de boca e orofaringe
Não existem exames de rastreamento disponíveis para o câncer de boca e orofaringe em pessoas assintomáticas. Entretanto, muitos pré-cânceres e cânceres de boca e orofaringe são diagnosticados precocemente, pelo dentista, durante consultas de rotina.
Alguns dentistas recomendam o autoexame da boca, mensalmente, diante de um espelho para verificar se existe qualquer área anormal, como manchas brancas (leucoplasia), feridas ou nódulos. Isso é muito importante para pessoas que fumam e/ou ingerem bebidas alcoólicas rotineiramente, já que ambos aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Por essa razão, é importante a realização de exames odontológicos regulares que incluam um exame de toda a boca para a detecção precoce do câncer de boca e orofaringe e pré-cânceres.
Alguns dentistas ao realizarem o exame físico da boca e da garganta utilizam corantes especiais e/ou luzes para procurar por áreas anormais, especialmente em pacientes com maior risco para esses tipos de câncer. Se uma área anormal for identificada com o corante, outros exames poderão ser realizados para diagnosticar a doença, incluindo biópsia para coleta de amostras:
- Teste com o corante azul de toluidina. A área anormal (se existir) ficará azul.
- Teste com laser. A luz refletida do tecido anormal é diferente da luz refletida pelo tecido normal.
Se uma área anormal é encontrada, pode ser realizada citologia esfoliativa para avaliação. Nessa técnica, a lesão é raspada com uma escova e as células da amostra retiradas são enviadas para estudo histopatológico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de boca e orofaringe
- Estadiamento do câncer de boca e orofaringe
- Exames para diagnóstico do câncer de boca e orofaringe
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de boca e orofaringe
- Biópsia para diagnóstico do câncer de boca e orofaringe
- Sinais e sintomas do câncer de boca e orofaringe