Detecção precoce do câncer de glândulas salivares
O câncer de glândulas salivares é raro, por isso não é recomendado realizar exames de rastreamento em pessoas assintomáticas. Também não existem exames de rastreamento recomendados para pessoas em grupos de risco médio para a doença.
As pessoas que podem ter um maior risco de desenvolver um câncer de glândulas salivares são aquelas que fizeram radioterapia na região da cabeça e pescoço, por essa razão devem ser acompanhadas mais de perto.
Mesmo assim, devido a sua localização, em muitos casos, ele pode ser diagnosticado precocemente. O próprio paciente, dentistas ou clínico geral podem notar um nódulo numa das glândulas salivares, geralmente num dos lados da face ou no interior da boca. O exame clínico das glândulas salivares é, muitas vezes, feito de rotina nas consultas médicas e odontológicas.
Estar alerta para possíveis sinais e sintomas do câncer de glândulas salivares e não ignorá-los ajuda no diagnóstico precoce da doença, que é quando o tratamento é mais eficaz.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Parar de fumar antes do tratamento de glândulas salivares
- Taxa de sobrevida para câncer de glândulas salivares
- Estadiamento do câncer de glândulas salivares
- Biópsia para diagnóstico do câncer de glândulas salivares
- Exames de imagem para câncer de glândulas salivares
- Sinais e sintomas do câncer de glândulas salivares