Detecção precoce do câncer de nasofaringe
O câncer de nasofaringe é raro na maioria dos países. Por essa razão, não se recomenda o rastreamento de rotina para este tipo de câncer em pessoas assintomáticas. Não existem exames simples, não invasivos ou exames de sangue que possam diagnosticar de forma confiável esse tipo de câncer de forma precoce.
Mas, em algumas partes do mundo, como na China, onde o câncer de nasofaringe tem uma incidência maior, é frequente algumas pessoas realizarem exames de rastreamento rotineiramente para esse tipo de câncer. Os pacientes são primeiramente selecionados uma vez que seus exames de sangue mostraram evidências de infecção pelo vírus Epstein-Barr. A seguir fazem exames regulares da nasofaringe e do pescoço. Mas, não se sabe se essa estratégia reduz a taxa de mortalidade para esse tipo de câncer.
Às vezes, o câncer de nasofaringe pode ser diagnosticado precocemente se provocar sintomas que levem as pessoas a procurar atendimento médico. Os sintomas podem até parecer não terem relação com a nasofaringe, por exemplo, uma sensação constante de ouvido tampado. Mas, na maioria das pessoas, o câncer de nasofaringe pode não provocar qualquer sintoma até ter atingido um estágio avançado.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de nasofaringe
- Exames da nasofaringe
- Estadiamento do câncer de nasofaringe
- Exames pré tratamento para o câncer de nasofaringe
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de nasofaringe
- Biópsia para diagnóstico do câncer de nasofaringe
- Sinais e sintomas do câncer de nasofaringe