Detecção precoce do câncer de via biliar
Apenas uma pequena porcentagem do câncer de via biliar é diagnosticada precocemente, ou seja, antes que a doença já esteja disseminada e o tumor precise ser removido cirurgicamente.
As vias biliares estão localizadas no interior do corpo, por essa razão os tumores iniciais não podem ser vistos ou sentidos durante os exames físicos de rotina. Ao mesmo tempo, não existem exames de sangue ou outros testes que possam detectar de forma confiável os cânceres da via biliar precocemente. Com isso, o médico não dispõe de exames de rastreamento em pessoas assintomáticas. Por essa razão, a maioria dos cânceres de via biliar é diagnosticada apenas quando o tumor já cresceu e está provocando sinais ou sintomas. O sintoma mais comum é a icterícia, que é quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amarelas, o que é provocado pela obstrução da passagem de bile pela via biliar.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de via biliar
- Laparoscopia para câncer de via biliar
- Estadiamento do câncer de via biliar distal
- Estadiamento do câncer de via biliar perihilar
- Estadiamento do câncer de via biliar intra-hepático
- Estadiamento do câncer de via biliar
- Biópsia para diagnóstico do câncer de via biliar
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de via biliar
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de via biliar
- Sinais e sintomas do câncer de via biliar