Detecção precoce do linfoma de Hodgkin
Atualmente, não existem exames de rastreamento recomendados para o linfoma de Hodgkin. Ainda assim, em alguns casos, o linfoma de Hodgkin pode ser diagnosticados precocemente.
A melhor maneira de diagnosticar o linfoma de Hodgkin precocemente é prestar atenção a possíveis sintomas. O sintoma mais frequente é o aumento de um ou mais linfonodos, provocando um inchaço indolor sob a pele, na maioria das vezes no pescoço, axila ou virilha. Mas, esse aumento de tamanho do linfonodo também é provocado por outras causas, como, por exemplo, uma infecção. Se perceber qualquer aumento nos linfonodos procure, imediatamente, um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
As pessoas com fatores de risco conhecidos para a doença, como um forte histórico familiar, devem fazer exames médicos regulares. Essas pessoas não irão ter necessariamente linfoma de Hodgkin, mas devem estar atentos a quaisquer possíveis sinais e sintomas que possam apresentar.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/03/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para linfoma de Hodgkin
- Exames de sangue para diagnóstico do linfoma de Hodgkin
- Estadiamento do linfoma de Hodgkin
- Exames de imagens para diagnóstico do linfoma de Hodgkin
- Exames da função cardíaca e pulmonar para linfoma de Hodgkin
- Biópsia do linfoma de Hodgkin
- Sinais e sintomas do linfoma de Hodgkin