Detecção precoce do rabdomiossarcoma
Atualmente não existem exames de rastreamento para o rabdomiossarcoma. Entretanto, a doença muitas vezes provoca sintomas que permite um diagnóstico antes que o tumor tenha se disseminado para outros órgãos.
A maioria dos sintomas do rabdomiossarcoma também podem ser associados a outras patologias, por essa razão é importante consultar um médico para que a causa seja identificada e, se necessário, iniciado o tratamento. Isso inclui qualquer dor, inchaço ou nódulos que crescem rapidamente ou não desaparecem após uma semana.
Cerca de 80% dos rabdodiossarcomas são diagnosticados antes de se disseminarem. Mas, mesmo quando isso acontece, tumores pequenos (que não podem ser visualizados, sentidos no exame físico e nem diagnosticados por exames de imagem), já poderiam estar disseminados, razão pela qual outros tratamentos são normalmente necessários.
Famílias com doenças hereditárias conhecidas que aumentam o risco do rabdomiossarcoma ou que têm vários membros da família com câncer, em especial câncer infantil, devem conversar com um médico sobre a necessidade de realizarem exames com mais frequência.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.