Detecção precoce do sarcoma de Kaposi
A maioria dos cânceres começa em um local específico e depois se dissemina para outras partes do corpo. Quando esses cânceres são diagnosticados precocemente são mais propensos a ser curáveis. O sarcoma de Kaposi é diferente, porque tende a se formar em várias áreas ao mesmo tempo. Mesmo quando apenas uma lesão de pele é visível, muitas pessoas já têm a doença em outras áreas do corpo , só que ainda em um tamanho pequeno demais para ser visualizada em exames de imagens.
Não existem exames de rastreamento recomendados para o sarcoma de Kaposi para pessoas assintomáticas.
As pessoas infectadas com HIV são mais propensas a desenvolverem o sarcoma de Kaposi, por isso recomenda-se que estas sejam examinadas regularmente por profissionais de saúde com experiência em reconhecer o sarcoma de Kaposi. As pessoas com possíveis sintomas de sarcoma de Kaposi devem procurar seus médicos, imediatamente, para que a causa possa ser diagnosticada e o tratamento, se necessário, iniciado.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.