Detecção precoce do sarcoma de partes moles
Pessoas com histórico familiar de sarcomas ou que tiveram outros tipos de câncer quando jovens, devem conversar com seus médicos sobre os benefícios e desvantagens dos testes genéticos. Os resultados desses testes devem sempre ser explicados por um geneticista ou um médico especialista na interpretação desses resultados e aconselhamento sobre a necessidade de exames de detecção precoce do câncer.
Famílias com histórico de determinadas condições hereditárias provocadas por mutações em determinados genes têm um risco aumentado de desenvolvimento de sarcomas de partes moles.
Não existem exames de rastreamento recomendados para pessoas sem histórico familiar de sarcoma ou outros fatores de risco para sarcoma. Para essas pessoas, a melhor abordagem para a detecção precoce é conversar com seus médicos sobre o aparecimento de qualquer lesão inexplicável ou crescimento ou outros sintomas que possam ser causados por um sarcoma de partes moles.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 06/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.