Detecção precoce do tumor carcinoide gastrointestinal
Como os tumores carcinoides costumam crescer e se disseminar lentamente, cerca da metade dos tumores carcinoides gastrointestinais são, geralmente, diagnosticados em estágio inicial ou localizado antes de provocarem quaisquer problemas.
Muitas vezes os tumores carcinoides são diagnosticados casualmente, durante exames de imagem ou mesmo uma cirurgia realizados para outras condições clínicas.
Por exemplo, uma pessoa com dor de estômago ou hemorragia digestiva pode precisar fazer uma endoscopia superior para diagnosticar uma úlcera. Nesse exame, ao examinar o revestimento do estômago, o médico pode notar uma pequena protuberância na parede interna do estômago que pode ser um tumor carcinoide.
Às vezes, durante o rastreamento do câncer colorretal, uma sigmoidoscopia ou colonoscopia casualmente pode detectar um pequeno tumor carcinoide.
Em outros casos quando o apêndice é retirado, um pequeno tumor carcinoide é diagnosticado na extremidade. Isso acontece em cerca de 1 em cada 300 pessoas que é submetida a cirurgia de apêndice por outras patologias. A maioria destes carcinoides é muito pequena para provocar quaisquer sintomas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/09/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumor carcinoide gastrointestinal
- Estadiamento do tumor carcinoide gastrointestinal
- Exames de laboratório para tumor carcinoide gastrointestinal
- Biópsia do tumor carcinoide gastrointestinal
- Exames para diagnóstico do tumor carcinoide gastrointestinal
- Exames de Imagem para tumor carcinoide gastrointestinal
- Sinais e sintomas do tumor carcinoide gastrointestinal