Detecção precoce dos tumores cerebrais em crianças
Atualmente, não existem exames de rastreamento indicados para diagnosticar tumores cerebrais ou de medula espinhal em crianças assintomáticas. Esses tumores geralmente são diagnosticados como resultado do aparecimento de sinais ou sintomas na criança.
Na maioria das vezes, o prognóstico em crianças com tumores cerebrais ou medulares dependem do tipo de tumor, da localização e do estágio da doença. Mas, como com qualquer doença, o diagnóstico e tratamento o mais precoces possíveis serão determinantes.
Para as crianças com determinadas síndromes hereditárias que aumentam seu risco para tumores cerebrais, como neurofibromatose ou esclerose tuberosa, os médicos geralmente solicitam a realização de consultas frequentes e outros exames complementares e de diagnóstico. Esses exames podem diagnosticar tumores ainda pequenos. Nem todos os tumores relacionados a essas síndromes podem precisar de tratamento imediato, mas diagnostica-los precocemente ajuda os médicos a monitorá-los para que o tratamento possa ser iniciado no momento em que eles comecem a evoluir ou provocar problemas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumores cerebrais em crianças
- Estadiamento dos tumores cerebrais em crianças
- Exames de laboratório para tumores cerebrais em crianças
- Biópsia para diagnóstico dos tumores cerebrais em crianças
- Exames de Imagem para diagnóstico dos tumores cerebrais em crianças
- Sinais e sintomas dos tumores cerebrais em crianças