Detecção Precoce dos Tumores Cerebrais/SNC
Atualmente, não existem exames amplamente recomendados para o rastreamento dos tumores cerebrais/sistema nervoso central. Os tumores cerebrais são diagnosticados quando uma pessoa consulta um médico por outras razões clínicas.
Na maioria dos casos, o prognóstico para pacientes com tumores cerebrais depende da idade, do tipo de tumor, localização e do estadiamento da doença. Mas, como em qualquer enfermidade, quando diagnosticado em estágios iniciais o tratamento tem mais chances de ser bem sucedido.
Para pessoas portadoras de determinadas síndromes hereditárias, que podem aumentar o risco de tumores cerebrais, como a neurofibromatose ou a esclerose tuberosa, os médicos, geralmente recomendam o início do acompanhamento em indivíduos mais jovens. Em alguns casos, esses exames podem encontrar tumores quando ainda são pequenos. Nem todos os tumores relacionados a essas síndromes precisam ser tratados de imediato, mas diagnosticá-los precocemente permite que o médico inicie o monitoramento para que o tratamento seja iniciado assim que começarem a crescer ou causar problemas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 05/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.