Diagnóstico precoce do linfoma não Hodgkin em crianças
O linfoma não Hodgkin em crianças é raro e não existem exames de rastreamento indicados para a detecção da doença em crianças assintomáticas. Entretanto, alguns casos de linfoma não Hodgkin podem ser diagnosticados precocemente.
A melhor maneira de diagnosticar o linfoma cedo é estar ciente dos possíveis sinais e sintomas da doença e levar seu filho ao médico se perceber algo relacionado ao linfoma.
A realização de exames médicos regulares é importante para as crianças, especialmente para aquelas com fatores de risco conhecidos para o linfoma não Hodgkin, como aquelas que têm determinadas deficiências imunológicas hereditárias, ou que fizeram tratamento para outro tipo de câncer, ou um transplante de órgão, ou que são portadoras do HIV.
A maioria das crianças e adolescentes com essas condições geralmente não desenvolve o linfoma não Hodgkin, mas é importante que os pais e os médicos conheçam os possíveis sinais e sintomas da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para linfoma não Hodgkin em crianças
- Estadiamento do linfoma não Hodgkin em crianças
- Exames de imagem para linfoma não Hodgkin em crianças
- Exames de sangue no linfoma não Hodgkin em crianças
- Biópsia para diagnóstico do linfoma não Hodgkin em crianças
- Sinais e sintomas do linfoma não Hodgkin em crianças