Diagnóstico dos Cânceres Raros
Um câncer raro pode ser difícil de ser diagnosticado e o paciente pode precisar fazer mais exames e consultar vários especialistas até receber o diagnóstico definitivo.
Existem várias razões pelas quais pode ocorrer uma demora no diagnóstico de um câncer raro, como:
- Os sintomas podem ser similares a condições comuns de outras patologias.
- Os sintomas de alguns cânceres raros são incomuns e menos conhecidos pelos médicos do que os sintomas causados por tipos mais comuns de câncer.
- O câncer se desenvolve em pessoas que não se espera como, por exemplo, no caso de adultos jovens e adolescentes. Como o câncer em pessoas mais jovens é raro, os médicos geralmente procuram outras causas prováveis além do câncer quando um jovem apresenta algum sintoma.
- Exames adicionais podem ser necessários para diagnosticar um determinado tipo de câncer, o que pode levar mais tempo para se chegar a um diagnóstico da doença. Por exemplo, as amostras podem precisar ser enviadas para um laboratório especializado para análise.
Ao fazer exames para investigar uma doença como o câncer, você pode fazer algumas perguntas aos médicos para ajudá-lo a entender o que está acontecendo, como:
- Eu tenho câncer?
- Quais exames eu preciso fazer?
- Quanto tempo demora para meus exames ficarem prontos?
- Como serei informado dos resultados?
Esperar pelos resultados dos exames pode ser um momento difícil. Pode demorar alguns dias ou semanas até que todos os resultados fiquem prontos. Nesse período você poderá contar com a ajuda de seus familiares e amigos. Mas, também, poderá entrar em contato com o nosso Canal Ligue Câncer - Programa Nacional de Apoio ao Paciente com Câncer - 0800 773 1666 (ligações gratuitas de telefone fixo).