Diagnóstico do câncer de ânus
O câncer de ânus é fácil de diagnosticar devido a sua localização. Alguns casos de câncer de ânus em pessoas com alto risco da doença são diagnosticados durante exames de rotina, como o exame de toque retal e/ou Papanicolaou de ânus. Mas, a maioria das pessoas é diagnosticada quando sinais e sintomas começam a se aparecer.
Histórico clínico e exame físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar e outras condições clínicas.
O seu médico também irá examiná-lo para procurar possíveis sinais do câncer de ânus ou outros problemas de saúde. Um crescimento anormal também pode ser diagnosticado no exame de toque retal. Mas desde que os médicos não podem ver o que eles sentem, outros exames podem ser solicitados se você tiver sintomas ou se houver suspeita de câncer de ânus.
Se o histórico e o exame físico sugerirem que um paciente possa ter câncer de ânus serão solicitados exames de laboratório, exames de imagem e a realização de biópsias, para confirmação diagnóstica.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Exame de sangue para diagnóstico do câncer de ânus
- Taxa de sobrevida para câncer de ânus
- Endoscopia para diagnóstico do câncer de ânus
- Detecção precoce do câncer de ânus
- Estadiamento do câncer de ânus
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de ânus
- Biópsia para diagnóstico do câncer de ânus
- Sinais e sintomas do câncer de ânus