Diagnóstico do câncer de glândulas salivares
O câncer de glândulas salivares é frequentemente diagnosticado quando uma pessoa procura o médico por causa dos sintomas que vem apresentando.
Histórico clínico e exame físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar e outras condições clínicas.
Será realizado um exame físico completo, incluindo uma avaliação cuidadosa da região da cabeça e pescoço para possíveis sinais de câncer de glândulas salivares ou outros problemas de saúde. Durante o exame físico, o médico examinará cuidadosamente a boca, áreas laterais do rosto e ao redor da mandíbula. Será observado se existe qualquer aumento no tamanho dos linfonodos no pescoço, uma vez que estes podem ser sinais de disseminação da doença. O médico também irá procurar áreas de dormência ou fraqueza muscular na face, além de quaisquer outras queixas do paciente.
Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que o paciente possa ter câncer de glândulas salivares, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Parar de fumar antes do tratamento de glândulas salivares
- Taxa de sobrevida para câncer de glândulas salivares
- Detecção precoce do câncer de glândulas salivares
- Estadiamento do câncer de glândulas salivares
- Biópsia para diagnóstico do câncer de glândulas salivares
- Exames de imagem para câncer de glândulas salivares
- Sinais e sintomas do câncer de glândulas salivares