Diagnóstico dos tumores cerebrais em crianças
Os tumores cerebrais são geralmente diagnosticados em função dos sintomas. Se houver uma suspeita de câncer, mais exames serão necessários para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico
O médico fará perguntas sobre o histórico clínico de seu filho e de seus familiares para verificar possíveis fatores de risco e assim entender melhor os sintomas que apresenta seu filho e como eles começaram. Também realizará um exame neurológico para avaliar o sistema nervoso de seu filho. Dependendo da idade da criança serão avaliadas algumas funções, como reflexos, força muscular, movimentos oculares e da boca, coordenação, agilidade e outras funções.
Se os resultados do exame sugerirem um tumor cerebral, o médico encaminhará seu filho a um neurologista (médico especializado em doenças do sistema nervoso) ou neurocirurgião (cirurgião especializado em doenças do sistema nervoso) para um exame mais detalhado das funções nervosas e suas alterações. O especialista também solicitará exames complementares, como: eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/03/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumores cerebrais em crianças
- Detecção precoce dos tumores cerebrais em crianças
- Estadiamento dos tumores cerebrais em crianças
- Exames de laboratório para tumores cerebrais em crianças
- Biópsia para diagnóstico dos tumores cerebrais em crianças
- Exames de Imagem para diagnóstico dos tumores cerebrais em crianças
- Sinais e sintomas dos tumores cerebrais em crianças