Diagnóstico da Leucemia em Crianças
É importante diagnosticar a leucemia em crianças o mais precocemente possível, determinando o tipo para que o tratamento possa proporcionar a melhor chance de sucesso.
Histórico clínico e exame físico
Se o seu filho apresenta sinais e sintomas que sugerem uma leucemia, durante a consulta será perguntado seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar e outras condições clínicas. O histórico familiar de câncer, especialmente leucemia, é muito importante.
Em seguida, o médico examinará seu filho, com especial atenção para qualquer aumento dos linfonodos, áreas de hemorragia ou possíveis sinais de infecção. O médico examinará ainda, cuidadosamente, os olhos, boca, pele, e sistema nervoso. O abdome será palpado para verificar possível aumento de tamanho do baço ou fígado.
Se o médico suspeitar que a leucemia possa estar causando os sintomas, serão solicitados exames de sangue. Se houver alterações nesses exames, seu filho será encaminhado para um oncologista pediátrico, que deverá solicitar outros exames para elucidação diagnóstica.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de Sobrevida da Leucemia em Crianças
- Detecção Precoce da Leucemia em Crianças
- Fatores Prognósticos da Leucemia em Crianças
- Subtipos da Leucemia em Crianças
- Exames de Imagem para Diagnóstico da Leucemia em Crianças
- Exames para Diagnosticar Leucemia em Crianças
- Exames de Laboratório para Diagnóstico e Classificação da Leucemia em Crianças
- Sinais e Sintomas da Leucemia em Crianças