Diagnóstico do câncer de olho
O exame do olho realizado por um oftalmologista é o passo mais importante no diagnóstico do melanoma intraocular. O médico irá perguntar se você está apresentando quaisquer sintomas e avaliará sua visão e movimentos oculares. O médico também observará se existe dilatação dos vasos sanguíneos do lado de fora do olho, porque pode ser um sinal de um tumor no interior do olho. Os aparelhos que podem ser utilizados durante o exame são:
- Oftalmoscópio. Um instrumento portátil que consiste numa luz e uma pequena lente de aumento.
- Oftalmoscópio indireto. Similar a um grande microscópio. Para este exame, você deve apoiar o queixo em uma pequena plataforma, enquanto o médico examina o olho com lentes de aumento. Este exame pode fornecer uma visão mais detalhada do interior do olho comparado com o oftalmoscópio direto
- Gonioscópio. É uma lente espelhada que é colocada sobre a córnea (após ser anestesiada). Ele pode fornecer informações sobre o crescimento do tumor em áreas do olho que de outra forma seria difícil de observar.
Se os resultados do exame oftalmológico sugerirem que a pessoa possa ter câncer de olho, exames complementares deverão ser solicitados para confirmar o diagnóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.