Diagnóstico do linfoma de pele
Como este tipo de linfoma afeta a pele, a maioria das vezes é notado rapidamente. Mas o diagnóstico definitivo do linfoma de pele pode ser adiado, porque os sintomas, muitas vezes, se assemelham a outros problemas mais frequentes de doenças da pele. O diagnóstico do linfoma de pele só pode ser confirmado após a realização de exames de laboratório e de biópsias.
Histórico clínico e exame físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas. O médico perguntará a quanto tempo as lesões apareceram em sua pele, se mudaram de tamanho ou aparência, se causam coceira ou dor, se provocam outros sintomas como febre ou perda de peso, já que os linfomas de pele podem ser difíceis de distinguir de alergias e outras erupções cutâneas o médico perguntará se você foi exposto recentemente a algo que poderia estar provocando esses problemas na pele, por exemplo, se você está tomando um novo medicamento ou está usando um novo sabonete.
Durante o exame físico, o médico irá observar o tamanho, forma, cor e textura de qualquer área da pele que apresente a lesão. O resto do seu corpo vai ser examinado para determinar o envolvimento de outras áreas da pele. O médico também apalpará a região do pescoço, axilas e virilha para determinar a presença ou não de linfonodos aumentados sob a pele.
Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que possa ser linfoma de pele, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.