Diagnóstico do Câncer em Adultos Jovens
Os cânceres em adultos jovens são geralmente diagnosticados mais tardiamente do que em outras faixas etárias. Existe uma série de razões pelas quais o diagnóstico da doença pode ser adiado:
- A maioria dos adultos jovens tendem a ser bastante saudáveis e só consultam com um médico, se realmente se sentem doentes. Isto é especialmente verdadeiro em homens jovens.
- Nessa faixa etária é o momento da criação de uma independência, quando os jovens começam a estabelecer a sua própria identidade e estilo de vida. Neste momento, as preocupações em como passar o tempo com os amigos, namorar, trabalhar ou se preparar para a faculdade são frequentemente mais importantes em sua lista de prioridades do que a saúde. Muitos adultos jovens ainda não consultam um médico regularmente.
- Em alguns casos as questões financeiras podem influenciar a ida de uma pessoa ao médico. Por exemplo, as pessoas nessa faixa etária são menos propensas a terem planos de saúde, o que pode contribuir para que não procurem um médico imediatamente.
- Mesmo quando um jovem vai ao médico, o câncer não é geralmente uma das causas prováveis, porque não é frequente nesta faixa etária. Os médicos, inclusive, são mais propensos a pensar que sintomas como dor ou sensação de cansaço se devem a outras causas, e não ao câncer, o que pode atrasar o diagnóstico e consequentemente o tratamento.
Ainda assim, alguns tipos de câncer em adultos jovens podem ser diagnosticados no início, quando o tratamento tem mais chance de ser bem sucedido.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.