Diagnóstico do câncer de pulmão
Alguns tipos de câncer de pulmão podem ser detectados por meio de exames de rastreamento, mas a maioria dos casos é identificada devido aos sinais e sintomas que a doença provoca. Caso você apresente algum sintoma ou alteração suspeita, procure imediatamente um médico. Ele realizará uma avaliação clínica e, se necessário, solicitará exames complementares. Vale destacar que, para a maioria dos tipos de câncer, exames específicos e biópsias são essenciais para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico
O processo de diagnóstico de câncer geralmente começa com uma consulta médica. Durante essa etapa, o médico investigará o histórico clínico completo do paciente, incluindo detalhes sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar de doenças e outras condições de saúde relevantes. Essas informações ajudam a identificar alterações que possam sugerir a presença de um câncer de pulmão.
Além disso, o médico realizará um exame físico detalhado. Caso identifique algo suspeito durante a avaliação, exames adicionais serão solicitados para aprofundar a investigação e esclarecer o diagnóstico
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do câncer de pulmão
- Taxa de sobrevida para câncer de pulmão
- Prova da função pulmonar para câncer de pulmão
- Análise das amostras de biópsia do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células
- Nódulos pulmonares
- Exames para diagnosticar câncer de pulmão disseminado no tórax
- Exames de imagem para câncer de pulmão
- Sinais e sintomas do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células
- Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão