É lançada a Frente Parlamentar sobre Saúde do Homem
O que houve?
Foi realizado nesta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem. O coordenador do grupo, deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), que é médico psiquiatra, informou que o objetivo da Frente é chamar atenção para a saúde do homem e trabalhar para melhorar as injustiças de acesso hoje existentes.
O deputado destacou que uma das ações da Frente será o incentivo à criação de Frentes de Saúde do Homem nos Estados e Municípios, para ampliar o alcance das atividades. Sérgio Vidigal adiantou que, além do Novembro Azul, pretende realizar uma audiência pública para debater com o Poder Público o que tem sido feito em relação à saúde do homem.
Em seu discurso, o deputado enfatizou que a cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens, e, quando comparado com mulheres, o tempo de vida deles é 7,5 anos menor. Dados de 2015 do Ministério da Saúde indicam que as maiores causas de mortalidade masculina são evitáveis ou preveníveis, se tratadas de forma precoce.
No cenário oncológico, os cânceres mais incidentes na população masculina são o de próstata e de pulmão. O de próstata representa quase 30% dos cânceres que atingem os homens, sendo que 1 homem morre a cada 38 minutos em virtude desse tipo de câncer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Urologia, 1 em cada 7 homens terá a doença e, por isso, a importância da prevenção e dos exames diagnóstios.
O deputado também enfatizou a necessidade da efetiva implementação da Política Nacional de Atenção Integral à saúde do homem, criada em 2009 pelo Ministério da Saúde.
E agora?
O deputado fez um apelo para que as instituições que trabalham com o tema colaborem com a Frente. A proposta é quebrar a barreira contra o preconceito e levar informações para que os homens realizem os exames necessários para a detecção precoce das doenças mais incidentes.
Participaram da cerimônia a deputada Sílvia Cristina, Presidente da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer; Denise Blaques, representante do Instituto Lado a Lado; e Dr. Romulo Maroccolo Filho, representante da Sociedade Brasileira de Urologia.