Equipe do estudo clínico
A equipe é constituída por vários profissionais, como:
- Médicos. Em qualquer estudo clínico, o médico é chamado de investigador principal e seus assistentes de co-investigadores ou sub-investigadores. Ele é o responsável pela sua integridade e bem-estar durante o estudo e também pela qualidade e veracidade dos dados coletados.
- Enfermeiro ou coordenador de pesquisa. Normalmente é quem coordena todos os detalhes do estudo. Tem a função de realizar toda a logística do centro de estudo e a interação com o paciente. Com certeza, você terá bastante contato com ele.
- Farmacêutico. É quem prepara a sua medicação e cuida do estoque e distribuição dos medicamentos.
- Secretário. É a pessoa que dá suporte a toda a equipe e que lembra você dos seus dias de consulta, de realização de exames e de tratamento.
- Paciente ou sujeito de pesquisa. É assim que você será chamado. Não se esqueça: a sua participação no estudo é voluntária e não obrigatória. Além disso, lembre-se que você pode sair do estudo a qualquer momento.
Passos para a realização de pesquisa clínica
Inicialmente, os médicos são contatados para a realização do estudo. Em seguida, o estudo é enviado pelo pesquisador que coordena a pesquisa para a aprovação do CEP.
O CEP analisa o caráter ético, aprova e, se a pesquisa se enquadrar nas áreas temáticas especiais, o estudo deve ser aprovado primeiramente pela CONEP. Após ter sido aprovado pela CONEP e pelo CEP, o estudo pode começar e você poderá ser convidado para participar.
Os órgãos que regulam a pesquisa clínica e a legislação em saúde visam, em primeiro lugar, os direitos do paciente e sua proteção.