[ESCLARECIMENTO] OMS da parecer afirmando que uso de celular poderia estar relacionado a câncer cerebral
Após uma análise de todos os dados disponíveis publicados sobre o tema, um painel de 31 cientistas que compõe o IARC (International Agency for Research on Câncer), classificou o uso de celular como possivelmente implicado na causa de tumores cerebrais. Esta afirmativa deve no entanto ser lida ao pé da letra: depois da análise criteriosa dos dados disponíveis, que consistem basicamente de chamados estudos epidemiológicos (analisa-se a incidência da doença em populações com uso variado de celular ou outra exposição a campo eletromagnético), considera-se que é possível que uso de celular cause câncer, mas não se pode afirmar isto, nem recomendar que não se use mais o celular.
Como o usuário de celular pode usar esta informação?
-
Não há absolutamente nenhum dado novo que comprove que celular causa câncer cerebral, portanto ...
-
Este comunicado não é uma recomendação contra o uso de celular.
-
Como tudo em medicina, excessos são potencialmente ruins. Isto vale para bebida, tabaco, obesidade. E isto vale também para celular e exposição a campo eletromagnético.
-
Se você precisa utilizar o celular com frequência, tente usá-lo com um fone de ouvido acoplado ao microfone (aqueles que ficam conectados ao aparelho por um cabo), e mantenha o celular longe da cabeça (por exemplo na cintura).
-
A OMS, neste momento, apenas pode afirmar que é possível a associação entre uso do celular e câncer, mas não afirma que esta associação de fato seja uma verdade comprovada.
Vale ainda mencionar que os dados completos da análise destes especialistas será publicada na revista Lancet Oncology, no início de Julho.