Escolhendo uma Prótese Mamária
Depois de ter passado por uma cirurgia de câncer de mama, uma mastectomia pode ter sido necessária. Além da reconstrução da mama, existem outros recursos: as próteses mamárias. O uso de próteses não tem como único objetivo a melhora da estética feminina. O uso de um sutiã com uma prótese mamária é recomendado para manter a postura, uma vez que evita a elevação do ombro do lado afetado e o encurvamento da coluna vertebral em função da diminuição do peso ocasionado pela retirada da mama.
A prótese mamária mais compatível é aquela que você experimenta e com ela se sente bem, confortável e segura. Ela deve ser adequada ao uso. Na verdade, o que proporciona o efeito estético é o sutiã, o maiô ou o biquíni adequado. É importante que a prótese mamária seja ventilada e não provoque suor.
Quando você for escolher uma prótese, tente vestir uma blusa ou camiseta justa e olhe no espelho. No caso de uma prótese apenas, observe se a mesma se assemelha a sua outra mama. Tente avaliar se o peso é equivalente ao da outra mama. O peso deve ser adequado, lembre-se de que o peso além de ser desconfortável, pode dificultar a circulação linfática e causar um linfedema. Observe o comportamento da prótese mamária também deitada. Deite-se de costas e veja como a prótese mamária se comporta, principalmente em relação à mama remanescente.
É importante também se informar sobre a garantia da prótese e seguir as recomendações quanto à manutenção da prótese mamária.
As próteses mamárias são, atualmente, confeccionadas de forma a proporcionar conforto e segurança e há, hoje, no mercado uma grande variedade de preços e de modelos. Existem três tipos mais conhecidos de próteses mamárias, dentre outros:
Próteses de Silicone
A prótese de silicone é indicada para uso diário, e por isso deve ser escolhida com as mesmas características da outra mama. A variação de peso e formato depende de cada fabricante. São próteses laváveis, entretanto não devem ser utilizadas no mar ou em piscinas. As próteses de silicone são encontradas em lojas especializadas.
Próteses de Espuma ou de Polipropileno
São almofadas com revestimento de malha de algodão, com recheio de grânulos de polietileno. Por ser muito leve, o uso diário não é recomendado, pois não previnem problemas de coluna advindos da retirada da mama. São próteses de baixo custo e laváveis. É uma alternativa ideal para praia ou piscina.
Próteses de Painço
As próteses de painço são confeccionadas artesanalmente, em um único formato. O invólucro de lycra pode ser lavado, quando necessário, mas é necessário retirar e recolocar o recheio, por meio de uma pequena abertura, na costura da prótese. Essas próteses de baixo custo, entretanto não podem ser molhadas.
Próteses Domésticas
A prótese doméstica é muito leve e ideal para uso no pós-cirúrgico ou para dormir. Elas geralmente têm um revestimento de malha antialérgica e são preenchidas com polipropileno. Esse tipo de prótese dispensa o uso de sutiã.