Estadiamento do Câncer de Pulmão de Pequenas Células
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente.
O estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células é baseado nos resultados dos exames físicos, biópsias, exames de imagem e outros exames realizados
Estágio limitado versus extenso
Para fins de tratamento, a maioria dos médicos prefere o sistema de dois estágios que divide o câncer de pulmão de pequenas células em estágio limitado e estágio extenso. Isso permite determinar se um paciente pode se beneficiar de tratamentos mais agressivos, como quimioterapia combinada com radioterapia, para tentar curar o câncer (estágio limitado) ou se a quimioterapia é a melhor opção de tratamento (estágio extensivo).
- Estágio limitado. Geralmente significa que o câncer está apenas em um dos lados do tórax, o que pode incluir um pulmão e os linfonodos desse lado. Isso quer dizer que a doença está confinada a uma pequena área.
- Estágio extenso. Nesta condição a doença disseminou para o outro pulmão, linfonodos e outros órgãos, incluindo a medula óssea. Dois em cada 3 pacientes com câncer de pulmão de pequenas células apresentam doença extensa no momento do diagnóstico.
Sistema de estadiamento TNM
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de pulmão de não pequenas células é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer, que utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer: o próprio tumor, os linfonodos regionais ao redor do tumor, e se o tumor se espalhou para outras partes do corpo.
TNM é abreviatura de tumor (T), linfonodo (N) e metástase (M):
- T. Indica o tamanho do tumor primário e até onde se disseminou.
- N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos próximos.
- M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo, como cérebro, ossos, glândulas suprarrenais, rins, fígado ou para o outro pulmão.
Números ou letras após o T, N e M fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Números mais altos significam que a doença está mais avançada. Depois que as categorias T, N e M são determinadas, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.
No sistema TNM, o primeiro estágio é o estágio 0, também denominado carcinoma in situ. Os outros estágios principais variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
Fonte: American Cancer Society (18/12/2017)
- Biópsia e Aspiração da Medula Óssea para Câncer de Pulmão de Pequenas Células
- Detecção Precoce do Câncer de Pulmão de Pequenas Células
- Taxa de Sobrevida para Câncer de Pulmão de Pequenas Células
- Prova da Função Pulmonar para Câncer de Pulmão de Pequenas Células
- Exames de Sangue para Câncer de Pulmão de Pequenas Células
- Biópsias do Câncer de Pulmão Pequenas Células
- Exames para Diagnosticar Câncer de Pulmão Disseminado no Tórax
- Exames de Imagem para Câncer de Pulmão de Pequenas Células
- Sinais e Sintomas do Câncer de Pulmão de Pequenas Células