Estadiamento do câncer de via biliar
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente.
O estadiamento do câncer de via biliar é determinado pelos resultados do exame físico, dos exames de imagem, e pelos resultados da cirurgia, caso seja realizada.
Estadiamento TNM
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de via biliar é o sistema TNM, da American Joint Committee on Cancer (AJCC). Na verdade, existem três diferentes sistemas de estadiamento para os cânceres de via biliar, dependendo de onde se origina:
- Câncer de via biliar intra-hepático. Que se inicia no fígado.
- Câncer de via biliar perihilar. Que começa no hilo, área fora do fígado.
- Câncer de via biliar distal. Que começa na parte inferior do sistema biliar.
Quase todos os cânceres da via biliar começam na camada mais interna da parede da via biliar (mucosa). Com o tempo, podem crescer através da parede em direção à parte externa do ducto biliar. Se um tumor crescer através da parede do ducto biliar, pode invadir os vasos sanguíneos, órgãos e outras estruturas adjacentes. Também pode crescer nos vasos linfáticos ou sanguíneos próximos e, a partir daí, se espalhar para os linfonodos ou outros órgãos.
Tumores ressecáveis versus irressecáveis
O sistema de estadiamento TNM fornece um resumo detalhado do câncer de via biliar e dá aos médicos uma ideia sobre o prognóstico do paciente. Mas, para fins de tratamento, os médicos utilizam um sistema mais simples baseado no fato se o tumor pode ou não ser removido cirurgicamente:
- Tumores ressecáveis. São aqueles que os médicos acreditam que podem ser removidos completamente por cirurgia.
- Tumores irressecáveis. São os tumores que se espalharam ou estão em locais de difícil acesso para serem completamente removidos por cirurgia.
Em termos gerais, a maioria dos tumores estágio 0, I e II e alguns do estágio III é ressecável, enquanto a maioria dos tumores estágio III e IV é irressecável. Mas isso também depende de outros fatores, como o tamanho e a localização do tumor e o estado de saúde geral do paciente para realizar a cirurgia.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
https://www.oncoguia.org.br/conteudo/estadiamento/4795/1/
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de via biliar
- Laparoscopia para câncer de via biliar
- Detecção precoce do câncer de via biliar
- Estadiamento do câncer de via biliar distal
- Estadiamento do câncer de via biliar perihilar
- Estadiamento do câncer de via biliar intra-hepático
- Biópsia para diagnóstico do câncer de via biliar
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de via biliar
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de via biliar
- Sinais e sintomas do câncer de via biliar