Estadiamento do linfoma de Hodgkin
Uma vez diagnosticado o linfoma de Hodgkin, são realizados exames para determinar o estágio da doença. O tratamento e prognóstico para um paciente com linfoma de Hodgkin dependem tanto do tipo exato e da fase em que se encontra a enfermidade.
Os exames usados para determinar o estadiamento incluem:
- Histórico clínico.
- Sintomas.
- Exame físico.
- Biópsias.
- Exames de imagem.
- Aspiração de medula óssea e biópsia.
Em geral, os resultados dos exames de imagem, como PETscan e tomografia computadoriza são os mais importantes na determinação do estágio do linfoma.
Classificação de Lugano
Um sistema de estadiamento é a maneira simplificada para que todos os membros de uma equipe multidisciplinar entendam de imediato a extensão da doença. O sistema de estadiamento mais utilizado para descrever a extensão do linfoma de Hodgkin é a classificação Lugano, baseada no antigo sistema Ann Arbor. Os estágios são descritos por números romanos de I a IV.
Os linfomas de Hodgkin estágio limitado (I ou II) que afetam um órgão fora do sistema linfático, tem a letra E adicionada ao seu estágio (por exemplo, estágio IE ou IIE).
Estágio I. A doença é estágio I, se:
- O linfoma está localizado em apenas uma área do linfonodo ou órgão linfoide, como o timo (I).
- O câncer é encontrado em apenas uma área de um único órgão fora do sistema linfático (IE).
Estágio II. A doença é estágio II, se:
- O linfoma está localizado em dois ou mais grupos de linfonodos do mesmo lado (acima ou abaixo) do diafragma, músculo que separa o tórax e do abdome (II).
- O linfoma se estende a partir de um único grupo de linfonodos para um órgão próximo (IIE).
Estágio III. A doença é estágio III, se:
- O linfoma está localizado nas áreas dos linfonodos em ambos os lados (acima e abaixo) do diafragma (III).
- O linfoma pode está localizado nos linfonodos acima do diafragma, assim como no baço (III).
Estágio IV. O linfoma se disseminou amplamente a pelo menos um órgão para fora do sistema linfático, como fígado, medula óssea ou pulmões.
Outros modificadores que também podem ser utilizados para descrever o estágio do linfoma:
- Doença volumosa. Este termo é usado para descrever tumores localizados no tórax e que ocupam, pelo menos, um terço da largura da caixa torácica ou tumores localizados em outras áreas, com pelo menos 10 cm de diâmetro. Geralmente é adicionada a letra X para designar esse estágio.
- A x B. A cada estágio pode também ser atribuída a letra A ou B. A letra B é adicionada (por exemplo, estágio IIIB) se uma pessoa tem algum dos sintomas B: perda de mais de 10% do peso corporal nos últimos seis meses (sem dieta), febre inexplicável e sudorese noturna.
Esses sintomas geralmente significam que a doença está mais avançada. Neste caso, um tratamento mais intensivo é indicado. Se nenhum dos sintomas B estão presentes, a letra A é adicionada ao estágio.
Linfoma de Hodgkin resistente ou recidivado
Estes termos não compõem o sistema formal de estadiamento, mas os médicos podem usá-los para descrever alguns casos de linfoma de Hodgkin.
O termo doença resistente ou em progressão é usado quando a doença continua avançando durante o tratamento. Recidiva significa que o linfoma de Hodgkin, voltou após o término do tratamento. Isso pode ocorrer logo após o tratamento ou até anos mais tarde.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para linfoma de Hodgkin
- Exames de sangue para diagnóstico do linfoma de Hodgkin
- Detecção precoce do linfoma de Hodgkin
- Exames de imagens para diagnóstico do linfoma de Hodgkin
- Exames da função cardíaca e pulmonar para linfoma de Hodgkin
- Biópsia do linfoma de Hodgkin
- Sinais e sintomas do linfoma de Hodgkin