Estadiamento do tumor de Wilms
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico da criança.
Sistema de estadiamento do Grupo de Oncologia Infantil (COG)
O sistema de estadiamento utilizado para o tumor de Wilms é o sistema COG, do Grupo de Oncologia Infantil, que descreve o tumor de Wilms em cinco estágios:
- Estágio I. O tumor estava contido dentro de um rim e foi completamente retirado cirurgicamente. A camada de tecido que envolve o rim (cápsula renal) não foi rompida durante a cirurgia. O tumor não invade os vasos sanguíneos próximos ao rim. Não foi realizada biópsia antes da cirurgia.
- Estágio II. O tumor se desenvolveu além do rim, ou no tecido adiposo ou nas proximidades dos vasos sanguíneos ou próximo ao rim, mas foi completamente retirado na cirurgia. Os linfonodos próximos não contêm doença. Não foi realizada biópsia antes da cirurgia.
- Estágio III. Este estágio se refere a tumores de Wilms, que não podem ser totalmente removidos. O tumor remanescente após a cirurgia está limitado ao abdômen. Uma ou mais das seguintes características podem estar presentes:
- O tumor se disseminou para os linfonodos do abdômen ou pelve, mas não para os linfonodos mais distantes, como os do tórax.
- O tumor invadiu estruturas vitais das proximidades para ser totalmente removido cirurgicamente.
- Implantes de tumor são encontrados ao longo do revestimento abdominal.
- Existem células cancerígenas nas bordas da amostra, o que indica a presença de algumas células remanescentes após a cirurgia.
- Células tumorais se disseminaram pela cavidade abdominal antes ou durante a cirurgia.
- O tumor foi removido em mais de uma peça, por exemplo, o tumor estava no rim e na glândula adrenal, sendo removidos separadamente.
- A biópsia do tumor foi realizada antes da cirurgia de remoção do tumor.
- Estágio IV. O tumor se disseminou pelo sangue para outros órgãos, como pulmões, fígado, cérebro, ossos ou linfonodos.
- Estágio V. Os tumores são encontrados em ambos os rins no momento do diagnóstico.
Histologia tumoral
Outro fator importante na determinação do prognóstico e tratamento de um tumor de Wilms é a histologia do tumor, que se baseia na forma como as células tumorais aparecem no microscópio. A histologia pode ser favorável ou desfavorável (anaplásico).
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.