Estadiamento do tumor de Ewing
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e no prognóstico do paciente.
O sistema de estadiamento formal (e mais detalhado) utilizado para os tumores de Ewing é o sistema TNM da Americano Joint Committee on Cancer (AJCC), que está descrito abaixo. Mas, para fins de tratamento, os médicos geralmente usam um sistema mais simples, que classifica os tumores de Ewing em dois grupos: localizados ou metastáticos.
Estágios localizados x metastáticos
Neste sistema, os tumores são classificados como localizados ou metastáticos:
- Tumores de Ewing localizados. O tumor de Ewing localizado é aquele que está restrito à área onde se iniciou, podendo também incluir os tecidos adjacentes, como músculos ou tendões. Um tumor de Ewing é considerado localizado apenas após todos os exames de imagem e biópsia da medula óssea não diagnosticarem qualquer disseminação da doença para outros órgãos.
- Tumores de Ewing metastáticos. Um tumor de Ewing metastático é aquele que claramente se disseminou para outras partes do corpo. Na maioria das vezes, a disseminação é para os pulmões, outros ossos ou medula óssea. Os locais menos comuns de disseminação são o fígado e os linfonodos.
Sistema de estadiamento TNM para tumor ósseo
O sistema de estadiamento TNM, da American Joint Commission on Cancer (AJCC), é determinado antes do início do tratamento e utiliza quatro critérios:
T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos.
M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo.
G. Representa o grau do tumor, que descreve a aparência das células sob um microscópio.
Depois que as categorias T, N, M e G são determinadas, essas informações são combinadas e expressas em um processo denominado estadiamento geral. Os principais estágios do tumor de Ewing variam de 1 a 4, sendo que alguns estágios podem ser são subdivididos.
Sistema de estadiamento TNM para sarcoma de partes moles
Os tumores de Ewing extraósseos são estadiados como sarcomas de tecidos moles. O sistema de estadiamento TNM, da American Joint Commission on Cancer (AJCC), é determinado antes do início do tratamento e utiliza quatro critérios:
T. Indica o tamanho do tumor primário.
N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos.
M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo.
G. Representa o grau do tumor, que descreve a aparência das células sob um microscópio.
A adição de números ou letras após T, N, M e G fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores.
Depois que as categorias T, N, M e G são determinadas, essas informações são combinadas e expressas em um processo denominado estadiamento geral. Os principais estágios do tumor de Ewing variam de I a IV, sendo que alguns estágios podem ser subdivididos.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.