Estatística para câncer de boca e orofaringe
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres). (Instituto Nacional de Câncer, 26/08/2021).
Os cânceres de boca e orofaringe ocorrem com mais frequência na:
- Língua.
- Amígdalas e orofaringe.
- Gengivas, assoalho da boca.
Mas, também são diagnosticados, com menos frequência, nos lábios, glândulas salivares menores e outros locais.
A idade média da maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de boca e de orofaringe é de 63 anos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens. Aproximadamente ¼ dos casos ocorre em pessoas com menos de 55 anos.
Esses cânceres são duas vezes mais frequentes em homens do em mulheres. E são ligeiramente mais frequentes em pessoas da raça branca do que preta.
Nos últimos anos, a taxa global de novos casos do câncer de boca e de orofaringe aumentou ligeiramente. No entanto, tem ocorrido um aumento específico no número de casos relacionados à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), tanto em homens como em mulheres.
A taxa de mortalidade geral para esses tipos de câncer vem diminuindo nos últimos 30 anos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.