Estatística para câncer de via biliar
O câncer de via biliar (colangiocarcinoma) é raro. Cerca de 8.000 pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer de via biliar anualmente, incluindo os tipos intra-hepático (no interior do fígado) e extra-hepático (fora do fígado). Mas, provavelmente, o número real de casos é maior, pois são difíceis de diagnosticar, e alguns podem ser classificados erroneamente como outros tipos de câncer. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de dados sobre o câncer de via biliar.
O câncer de via biliar é muito mais comum no sudeste da Ásia, principalmente devido a uma infecção parasitária, muito comum na região, que pode provocar a doença.
O câncer de via biliar pode ocorrer em idades mais jovens, mas acomete principalmente pessoas mais velhas. A idade média das pessoas diagnosticadas com câncer de via biliar intra-hepática é de 70 anos e para o câncer de via biliar extra-hepática, 72 anos.
As chances de sobrevida para os pacientes com câncer de via biliar dependem da localização e do estágio da doença no momento do diagnóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.