Estatística para Leucemia em Crianças
A leucemia é o câncer mais comum em crianças e adolescentes, representando cerca de 1 em cada 3 tipos de câncer. No entanto, leucemia infantil é uma doença rara.
Cerca de 75% dos casos de leucemia entre crianças e adolescentes são de leucemia linfoide aguda (LLA). A maioria dos casos restantes são de leucemia mieloide aguda (LMA).
A LLA é a mais comum na infância, com pico entre 2 e 5 anos de idade. Casos de LMA são mais dispersos ao longo da infância, embora seja ligeiramente mais comum durante os primeiros dois anos de vida e durante a adolescência.
A LLA é ligeiramente mais frequente entre crianças hispânicas e brancas do que entre crianças pretas e asiáticas, sendo mais comum em meninos do que em meninas. A LMA é aproximadamente igual entre meninos e meninas de todas as raças.
As leucemias crônicas são raras em crianças. A maioria das leucemias crônicas é a leucemia mieloide crônica (LMC), que tende a ocorrer mais em adolescentes do que em crianças.
A leucemia mielomonocítica juvenil (LMJ) também é rara. Geralmente acomete crianças com idade média de 2 anos, sendo mais frequente em meninos do que em meninas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.