Estatística para tumor carcinoide gastrointestinal
Embora o número exato seja desconhecido, cerca de 8.000 tumores carcinoides e cânceres que se iniciam no trato gastrointestinal (estômago, intestino, apêndice, cólon ou reto) são diagnosticados anualmente nos Estados Unidos. Esses tumores também podem começar nos pulmões e no pâncreas, e uma pequena porcentagem se desenvolve em outros órgãos. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de dados sobre esse tipo de câncer.
O número de tumores carcinoides diagnosticados vem aumentando anualmente. A razão para isto é desconhecida. Acredita-se que possa ser devido a realização de mais exames clínicos e com isso mais tumores carcinoides são diagnosticados. Como muitos tumores carcinoides nunca provocam quaisquer sintomas, provavelmente existem muitas pessoas com a doença que nunca serão diagnosticadas. Muitas vezes, esses tumores só são diagnosticados durante a realização de exames de imagem ou de uma cirurgia realizados para outras condições clínicas.
A localização mais frequente dos tumores carcinoides gastrointestinais é o intestino delgado e o reto. Outros locais frequentes incluem o cólon (intestino grosso), apêndice e estômago.
A média de idade das pessoas diagnosticadas com tumores carcinoides gastrointestinais é de 60 anos. Os tumores carcinoides têm maior incidência em afro-americanos do que em brancos e são ligeiramente mais frequentes em mulheres do que em homens.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/09/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.