Exames de imagem para câncer de fígado
Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, o que se denomina estadiamento do câncer de fígado.
- Ultrassom
Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela usa ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.
O ultrassom costuma ser o primeiro exame realizado para examinar o fígado.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
A tomografia computadorizada do abdome pode fornecer informações específicas sobre o tamanho, forma e localização de qualquer tumor no fígado ou em qualquer outro local do abdômen, bem como nos vasos sanguíneos próximos.
Muitas vezes, a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.
Para pacientes com câncer de fígado, a tomografia computadorizada de tórax também pode diagnosticar uma possível disseminação da doença para os pulmões.
- Ressonância magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas eletromagnéticas. Os exames de ressonância magnética são úteis na análise de tumores hepáticos. Às vezes, podem diferenciar um tumor benigno de um maligno. Também podem ser realizados para examinar os vasos sanguíneos dentro e ao redor do fígado para verificar obstruções e mostrar se a doença está disseminada.
- Angiografia
Esse é um procedimento que utiliza raios X para visualizar os vasos sanguíneos. Para a realização deste exame é injetado um contraste para delinear os vasos sanguíneos, em seguida, são realizadas as radiografias.
A angiografia pode mostrar se o fluxo de sangue numa determinada área está bloqueado ou se o vaso se encontra comprimido pelo tumor, ou a presença de vasos sanguíneos anormais. Esse exame é útil para diagnosticar tumores que possam ter se desenvolvido nas paredes dos vasos sanguíneos.
- Cintilografia óssea
A cintilografia óssea mostra se a doença se disseminou para os ossos. Esse exame geralmente é indicado para pacientes que apresentam dores ósseas ou para aqueles nos quais exista uma chance de serem qualificados para um transplante de fígado como parte do tratamento do câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de fígado
- Detecção precoce do câncer de fígado
- Estadiamento do câncer de fígado
- Exames de laboratório para diagnóstico do câncer de fígado
- Biópsia para diagnóstico do câncer de fígado
- Outros Exames para o Diagnóstico do Câncer de Fígado
- Sinais e sintomas do câncer de fígado