Exames de imagem para câncer de mama em homens
Se os sinais ou sintomas sugerirem que o paciente possa ter câncer de mama ou outra doença da mama, o médico pode solicitar a realização de um dos exames de imagem abaixo.
- Mamografia diagnóstica. A mamografia é um exame de raios X da mama. É denominada mamografia diagnóstica quando é realizada para confirmar as alterações já existentes. Na mamografia, a mama é comprimida entre duas placas para espalhar o tecido. Isso pode ser desconfortável no momento, mas é necessário para produzir uma imagem bem legível. A compressão dura apenas alguns segundos. Esse procedimento produz uma imagem em branco e preto do tecido mamário, que é interpretada por um radiologista. Em alguns casos, as imagens são ampliadas para permitir uma melhor visualização de uma área suspeita. Os resultados desse exame permitem pensar na realização de uma biópsia para confirmação do diagnóstico. A mamografia é, muitas vezes, mais precisa em homens do que em mulheres, uma vez que os homens não têm mamas densas ou outras alterações que possam interferir no exame.
- Ultrassom da mama. No ultrassom são utilizadas ondas sonoras para produzir imagens em tempo real de órgãos, tecidos e do fluxo sanguíneo do corpo. Esse exame é indolor e não expõe o paciente à radiação. O ultrassom de mama é realizado para avaliar alterações da mama detectadas durante a mamografia ou exame clínico. Pode ser útil para diferenciar um nódulo na mama de um cisto ou tumor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/12/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de mama em homens
- Estadiamento do câncer de mama em homens
- Diagnóstico da disseminação do câncer de mama em homens
- Classificação do câncer de mama em homens
- Biópsia para câncer de mama em homens
- Detecção precoce do câncer de mama em homens
- Sinais e sintomas do câncer de mama em homens