Exames de imagem para câncer de pele de células de Merkel
Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento do câncer de pele de células de Merkel são:
- Tomografia computadorizada
É um exame de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Essa mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia. Esse exame permite diagnosticar se os linfonodos ou outros órgãos apresentam metástases decorrentes do câncer de pele de células de Merkel.
Muitas vezes a tomografia é utilizada para guiar com precisão o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita no interior no corpo.
- Ressonância magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. Este exame, além de permitir uma avaliação dos órgãos internos, sem a utilização de raios X, também proporciona uma visão mais abrangente da região examinada. Este exame é útil para o diagnóstico da disseminação da doença para a medula ou cérebro.
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan)
O PET scan pode mostrar se o tumor se disseminou para os linfonodos ou outros órgãos. Esse exame procura áreas onde as células estão crescendo rapidamente, que podem ser sinal de câncer, em vez de apenas mostrar se as áreas se parecem anormais com base no seu tamanho ou forma.
PET scan/CT. Equipamentos especiais podem fazer um PET scan e CT simultaneamente. Isso permite a comparação de áreas de maior radioatividade na PET com a aparência mais detalhada da área na tomografia computadorizada. Este é o tipo de exame de imagem preferido para pacientes com câncer de pele de células de Merkel.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.