Exames de imagem para diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão
Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença o que se denomina estadiamento da doença.
- Radiografia de tórax
O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação. A radiografia de tórax é utilizada para determinar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Essa mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
Esse é o exame usado com mais frequência para examinar o tórax e/ou o abdômen para verificar se o tumor carcinoide se disseminou para outros órgãos. Também é usado para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.
Este exame permite determinar o tamanho e a localização do tumor nos pulmões, assim como a presença de linfonodos aumentados que possam estar afetados pela disseminação do tumor.
- Cintilografias com radionuclídeos
Varreduras utilizando pequenas quantidades de material radioativo e gama câmeras podem ser úteis na detecção dos tumores carcinoides. Elas podem ajudar a determinar a extensão do tumor e sua localização.
Tomografia por emissão de pósitrons (PET). Para a maioria dos tipos de câncer, os exames PET usam uma forma de glicose radioativa para encontrar tumores. Esse tipo de PET não é muito útil para encontrar tumores carcinoides atípicos, mas um tipo mais novo de PET chamado PET/CT com gálio-68 dotatate, que se liga aos receptores de somatostatina nas células carcinoides, está sendo usado com mais frequência para tumores carcinoides típicos. Esse exame é capaz de diagnosticar tumores carcinoides com mais eficácia que o Octreoscan.
Cintilografia dos receptores da somatostatina (Octreoscan). É um exame comumente usado para detectar tumores carcinoides. O exame é realizado com a substância octreotide radioativo (ligada ao índio-111). O octreotide é uma droga semelhante à somatostatina, que é atraída às células tumorais que têm receptores para somatostatina. Algumas horas após a injeção, uma gama câmara detecta o octreotide, criando imagens que mostram a localização das células cancerígenas no corpo.
Cintilografia com I-131-MIBG. Esse exame é usado com menos frequência. Ele utiliza a substância MIBG ligada ao I-131, que é injetada na veia. Algumas horas ou dias após a injeção, uma gama câmara detecta as áreas que captaram a radioatividade e que provavelmente são os tumores carcinoides.
- Citologia de escarro
Se houver razão para suspeitar de tumor carcinoide de pulmão, o médico colhe material da expectoração do paciente e a amostra é enviada para análise. O patologista, que é o profissional especializado, estuda e analisa e poderá eventualmente encontrar células cancerígenas no escarro.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumor carcinoide de pulmão
- Prova de função pulmonar para tumor carcinoide de pulmão
- Detecção precoce do tumor carcinoide de pulmão
- Estadiamento do tumor carcinoide de pulmão
- Exames de laboratório para tumor carcinoide de pulmão
- Biópsia para diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão
- Sinais e sintomas do tumor carcinoide de pulmão