Exames de imagem para diagnóstico dos tumores pituitários
Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento dos tumores pituitários são:
- Ressonância magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens.
A ressonância é útil para examinar o cérebro e a medula óssea, sendo considerada a melhor maneira de diagnosticar tumores na hipófise. Esse exame permite o diagnóstico de macroadenomas da glândula pituitária, assim como a maioria dos microadenomas.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Essa mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
A tomografia computadorizada pode diagnosticar adenomas de hipófise, mas a ressonância magnética é usada com mais frequência para examinar o cérebro e a glândula pituitária.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/10/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.