Exames de laboratório para diagnóstico do câncer de bexiga
Diante da suspeita que uma pessoa possa ter câncer de bexiga, os principais exames utilizados para o diagnóstico são:
- Exame de urina. É um exame simples para verificar a presença de sangue e outras substâncias em uma amostra de urina.
- Citologia da urina. Na citologia urinária uma amostra de urina é analisada sob um microscópio para verificar a presença de qualquer tipo de células pré-cancerígenas ou cancerígenas. A citologia faz o diagnóstico de alguns tipos de câncer, mas não é um exame definitivo. Se o câncer não for diagnosticado nesse exame, não significa que a pessoa não tenha células cancerígenas.
- Cultura de urina. A cultura de urina é útil para diagnosticar infecções em pessoas com sintomas urinários. Infecções e câncer de bexiga podem provocar sintomas semelhantes. Para a cultura da urina, o material coletado é deixado em cultivo para permitir o crescimento de possíveis bactérias presentes, por essa razão o resultado desse exame demora alguns dias.
- Marcadores tumorais. Os exames de urina buscam substâncias específicas liberadas pelas células cancerígenas. Esses exames podem ser realizados junto com a citologia urinária para determinar se uma pessoa tem câncer de bexiga, o que inclui um ou mais testes incluindo a proteína NMP22, o immunocyt, o UroVysion e o antígeno tumoral da bexiga (BTA).
Os médicos consideram os marcadores tumorais de urina úteis para o diagnóstico do câncer de bexiga, entretanto nem sempre são úteis. A maioria dos médicos ainda considera a cistoscopia como a melhor maneira de diagnosticar o câncer de bexiga.
Além disso, alguns desses exames podem ser úteis para diagnosticar uma possível recidiva da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.