Exames de laboratório para diagnóstico do neuroblastoma
Os neuroblastomas podem ser diagnosticados através da detecção de catecolaminas no sangue ou na urina. As células nervosas simpáticas normalmente liberam hormônios denominados catecolaminas, como a epinefrina (adrenalina) e a norepinefrina (noradrenalina). O corpo quebra essas catecolaminas em pedaços pequenos denominados metabolitos, que são eliminados pela urina. Na maioria dos casos, as células do neuroblastoma produzem catecolaminas suficientes para serem detectadas nos exames de sangue ou urina. Os exames para detecção de metabólitos de catecolaminas na maioria das vezes são:
- Ácido homovanílico (HVA).
- Ácido vanilmandélico (VMA).
Se uma criança tem neuroblastoma, os níveis de HVA e VMA também podem ser monitorados durante o tratamento para se ter uma ideia de como está respondendo.
Outros exames laboratoriais
Se existe suspeita ou foi confirmado o neuroblastoma, o médico do seu filho provavelmente também solicitará exames de sangue para verificar a contagem das células sanguíneas, função hepática e renal, bem como eletrólitos no corpo. O exame de urina pode também ser solicitado para verificar a função renal.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.