Exames de laboratório para tumor carcinoide de pulmão
Como o tumor carcinoide pode produzir substâncias químicas similares aos hormônios no sangue, esses tumores podem, às vezes, serem diagnosticados com simples exames de sangue ou urina. Um dos sintomas da síndrome carcinoide é provocado pelos níveis excessivos dessas substâncias no sangue.
A serotonina é produzida por alguns tumores carcinoides e provavelmente provoca alguns dos sintomas. É dividida pelo corpo em ácido 5-hidroxiindoleacético (5-HIAA), que é liberado na urina. Um teste comum para procurar a síndrome carcinoide mede os níveis de 5-HIAA em uma amostra de urina coletada de 24 horas. Medir os níveis de serotonina no sangue ou urina também pode fornecer informações úteis. Esses testes podem ajudar a diagnosticar alguns tumores carcinoides, mas nem sempre são precisos. Algumas outras condições médicas, bem como alimentos e medicamentos, podem afetar os resultados, e alguns tumores carcinoides podem não liberar quantidade suficiente dessas substâncias para fornecer um resultado positivo do teste.
Outros exames geralmente utilizados para o diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão podem incluir exames de sangue para cromogranina A (CgA), enolase neurônio-específico, cortisol e substância P. Dependendo dos sintomas do paciente e da localização do tumor outros exames podem ser solicitados.
Esses exames são menos úteis com tumores carcinoides de pulmão do que com tumores carcinoides que se iniciam em outros locais do corpo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumor carcinoide de pulmão
- Prova de função pulmonar para tumor carcinoide de pulmão
- Detecção precoce do tumor carcinoide de pulmão
- Estadiamento do tumor carcinoide de pulmão
- Biópsia para diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão
- Exames de imagem para diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão
- Sinais e sintomas do tumor carcinoide de pulmão