Exames pré tratamento para o câncer de nasofaringe
Outros exames podem ser solicitados como parte de uma investigação em pessoas diagnosticadas com câncer de nasofaringe. Esses exames não são utilizados para o diagnóstico do câncer, mas podem ser feitos por outras razões, para verificar se uma pessoa é saudável o suficiente para realizara determinados tratamentos, como radioterapia ou quimioterapia.
Parar de fumar. É importante parar de fumar antes de iniciar o tratamento para câncer de nasofaringe. Fumar durante o tratamento pode provocar má cicatrização das feridas, baixa tolerância à quimioterapia, menor resposta à radioterapia e maior chance de morte.
DNA e o vírus Epstein-Barr. Em alguns pacientes, o DNA sanguíneo do vírus Epstein-Barr pode ser medido antes e após o tratamento para mostrar a eficácia da terapia.
Hemograma e bioquímica sanguínea. Os exames de rotina podem determinar o estado de saúde geral de um paciente. Esses exames podem diagnosticar anemia, doença hepática e doença renal. Eles podem sugerir a possibilidade de disseminação da doença para o fígado ou osso.
Pré-cirúrgicos. Embora a cirurgia não seja o principal tratamento para o câncer de nasofaringe, se for planejada, pode ser solicitado um eletrocardiograma para verificar o funcionamento do coração. Algumas vezes, também pode ser solicitado um teste da função pulmonar.
Exames odontológicos. Também é importante consultar um dentista antes de fazer qualquer tratamento com radiação, uma vez quer a radioterapia pode danificar as glândulas salivares e provocar boca seca. Isso pode aumentar a chance de cáries, infecções e quebra do osso maxilar.
Teste de audição. O medicamento quimioterápico mais frequentemente usado no tratamento do câncer de nasofaringe, a cisplatina, pode afetar a audição. Os efeitos colaterais podem variar de zumbido nos ouvidos a perda auditiva. Em função disso, será solicitado um audiograma antes do início do tratamento e dependendo do resultado o esquema de quimioterapia precisará ser adaptado.
Nutrição. Muitas vezes, o paciente será avaliado por um nutricionista antes, durante e após o tratamento para tentar manter seu peso corporal e reservas de proteína o mais normal possível. O paciente também será encaminhado para um fonoaudiólogo para avaliar sua deglutição e fala.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.